terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pitty- Chiaroscuro

Chiaroscuro. Palavra em italiano que significa literalmente “claro-escuro”, é também uma das técnicas inovadoras de pintura usada por Leonardo Da Vinci, e se caracteriza pelo uso do contraste entre luz e sombra para representar um objeto, criando um efeito tridimensional. A radicalização do efeito de chiaroscuro dá origem a uma escola de pintura italiana conhecida como Tenebrismo. Durante o processo de gravação do disco, esse nome surgiu como uma síntese e um conceito para tudo o que estava sendo feito ali. Nas canções; que ora são mais sutis e sensoriais, ora são mais soturnas e densas. Nas imagens, registradas em preto, branco e todos os seus 256 tons de cinza. No quadro pintado durante a gravação por Catarina Gushiken, e do qual foi extraído a arte da capa do disco. A intenção não era se utilizar da técnica aprimorada por Da Vinci, e sim usá-la como exemplo para trazer à tona a sensação de contraste e dualidade. Leve e pesado. Luz e sombra. Céu e inferno, bom e mau, macio e áspero, doce e azedo. O ser humano vive impregnado por esse conceito de dualidade, de opostos complementares e necessários. O homem é, no mínimo, dois. Nenhum de nós é só sombra, e nem só luz. E o preto e branco surgem na arte do disco como símbolo sintetizador dessa dualidade e desse contraste entre extremos, embora na sonoridade a cartela de cores seja um pouco mais ampla devido às doses de psicodelia e texturas que pintaram na gravação.
Pitty



MÚSICAS
1 - 8 ou 80
2 - Me Adora
3 - Medo
4 - Água Contida
5 - Só Agora
6 - Fracasso
7 - Desconstruindo Amélia
8 - Rato na Roda
9 - Trapézio
10 - A Sombra
11 - Todos Estão Mudos

O primeiro clipe do Chiaroscuro é o da música Me Adora, que já está tocando em todas as rádios do país.

ME ADORA
Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei:
“Só não desonre o meu nome”
Você que nem me ouve até o fim

Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?

Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora

Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra percebe
rQue você me
me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Perceba que não tem como saber

São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome
Não importa se eu não sou o que você quer

Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?

Ou devo apenas sorrir?
sei mais o que eu tenho que fazerPra você admitir
Que você me

me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Pitty

Fonte:256 tons de cinza

Nenhum comentário: